ÁGUA DE REUSO

A utilização de águas de reuso (seja biológico ou químico) ou outras águas residuais em formulações de adesivos é ambientalmente responsável e faz todo sentido econômico.

No entanto, as águas residuais variam e isso pode criar problemas de qualidade em sua cola.

Então, se você planeja usar águas residuais, é importante controlar bem o processo para manter a atuação de sua cola consistente.

Os principais fatores para monitorar e controlar nestas águas são: pH, dureza, sólidos e temperatura.

Usar um biocida para controlar os microrganismos é uma boa ideia principalmente se a produção de água de reuso é grande e sua utilização se dá aos poucos.

pH

O pH da água de reuso deve estar o mais próximo possível da água fresca utilizada  na indústria, os casos extremos de pH para cima ou para baixo podem interferir nos componentes da formulação da cola, especialmente se a água de reuso estiver muito tamponada.

DUREZA

Excesso de minerais como cálcio e magnésio podem aumentar a dureza da água, em faixas de pH acima de 11 especialmente o cálcio pode se depositar em tubulações e nas células de transferência do rolo aplicador de cola, diminuindo sua eficiência.

SÓLIDOS

É importante que o processo de floculação e decantação das águas residuais retire o máximo possível dos sólidos na forma de lodo, também se recomenda manter as águas residuais em constante agitação para não haver decantação de sólidos.

Temperatura

Controlar a temperatura das águas de reuso é recomendável para se evitar possíveis alterações no ponto gel e na viscosidade das colas, se necessário, mesclar com um pouco de água fresca para fazer seu ajuste.

Águas de reuso podem ser utilizadas tanto na primeira quanto na segunda fase, para se começar a utilizar, recomendamos na segunda fase por ser menos susceptível a causar problemas.

Gerenciado de forma correta o uso de águas residuais pode ser um importante fator econômico e ambiental para sua empresa, devido a características específicas de cada empresa, sugerimos sempre uma avaliação criteriosa das características físicas, químicas e biológicas da água residual para posterior adequação em uma formulação ideal de cola.

Como normalmente as águas de reuso tem um teor de sólidos maior que o normal, principalmente resíduos inorgânicos, recomendamos a utilização de uma concentração maior de soda na formulação, pois ela terá uma competição maior com estes resíduos inorgânicos  sobre sua ação no amido da formulação.

ÁGUA FRESCA

Quando a empresa faz a utilização de água fresca (seja de poço artesiano, ou fornecida pela rede), não existe tanta necessidade de controle de muitos parâmetros, o mais importante a ser observado é a dureza da água (que pode interferir especialmente na viscosidade da cola quando está muito elevada e também na precipitação de sais de cálcio que podem interferir nas células do rolo de aplicação), os outros parâmetros quase nunca apresentam alterações que possam interferir na qualidade da cola.

Falando sobre temperatura da água para uso na cola, nossa recomendação para as formulações Stein Hall é utilizar a água em temperatura ambiente, quando as colas são feitas pelo método High Shear (seja cozinha manual ou automática) recomendamos ajustar a temperatura da primeira água (gelatina) em mais ou menos 35/38 °C para maximizar a ação da soda no processo de formação da gelatina com o amido, a segunda água pode ser usada em temperaturas entre algo em torno de 25 a 30 °C caso as temperaturas estejam abaixo desta faixa será válido aquece-las.

Águas com temperaturas mais baixas podem dificultar a gelatinização do amido pela soda/cisalhamento.

Águas com temperaturas acima de 40°C dificultam a dispersão do amido, podendo formar grumos (empelotar) que não irão gelatinizar por completo.

Veja no gráfico abaixo como a molécula do  amido começa a intumescer com a temperatura, e isto é o que dificulta sua dispersão.

Uma observação muito importante sobre as águas é de que não devemos utilizar as mesmas formulações em água de reuso e fresca, elas devem ser adaptadas a cada realidade, formulações de água fresca usadas com água de reuso tendem a diminuir muito a viscosidade e as de água de reuso com água fresca aumentam muito a viscosidade.

SMARTGUM MC

Como uma empresa amiga do meio ambiente, dentro de seu portfólio de produtos ecologicamente corretos, a Novelty Partners desenvolveu o aditivo Smartgum MC que  é um modificador de reologia que traz uma excelente  performance a sua cola sendo um produto ideal para possibilitar a utilização de qualquer tipo de água de reuso na produção de seus adesivos, o Aditivo Smartgum MC promove uma ação de estabilização na cola produzida com águas residuais, mantendo sua estabilidade durante todo o processo de utilização. Sem sobressaltos tanto na produção quanto na utilização da cola.

 

Leave a Comment